Benefícios da atividade física para a saúde emocional

Entenda como a atividade físca pode te ajudar a ser mais feliz!

Muitas pesquisas têm demonstrado que a atividade física não só é excelente para o corpo, mas também para a saúde mental. Estudos comprovam que indivíduos que praticam atividade física regularmente sofrem importante diminuição do nível dos hormônios considerados causadores do stress, como adrenalina, noradrenalina e cortisol. Os benefícios diretos são o aumento da autoestima, melhora do sono, melhora da capacidade de memorização e retenção afetiva de acontecimentos, combate a depressão e a ansiedade.

Além dos benefícios neurofisiológicos citados acima, a atividade física proporciona momentos de interação social, reflexão e estimula o movimento contínuo do desafiar-se, que são pré-requisitos para uma vida feliz.

Um estudo realizado na universidade de Coimbra, em 2016, demonstrou que pessoas com depressão de diferentes níveis conseguiram melhoras importantes comparadas a outras pessoas que não praticavam nenhum tipo de atividade.  Outros estudos ainda reforçam que a atividade física ainda tem papel importante para evitar recaídas.

Sabe-se que a dopamina, um neurotransmissor importante para a sensação de bem-estar e prazer, é liberada após eventos de atividade física. Embora ainda não existam pesquisas que demonstrem qual o melhor tipo de atividade física para produzir esse efeito, o que se tem conhecimento é que a dopamina começa a ser liberada a partir de um longo tempo de atividade, tais como longas caminhadas, ou de atividades de tempo curto, mas que exige aumento da frequência cardíaca, com grande esforço muscular e cardiorrespiratório.

A conduta adotada pelos profissionais da área da saúde para o tratamento de doenças de cunho emocionais, tais como a depressão e transtornos de ansiedade, inclui além de medicamentos e psicoterapia, a atividade física.

Vale ressaltar que antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física, é preciso fazer uma avaliação por um profissional habilitado. Além de diminuir os riscos de contusões, ou inclusive problemas cardiorrespiratórios, você saberá exatamente a melhor atividade indicada para a sua necessidade.

A Venera treinamentos, dentre outros objetivos, tem como norte levar qualidade de vida para as pessoas e empresas. Por isso, o incentivo à atividade física sempre fez parte dos nossos processos de desenvolvimento, tendo como um dos pilares a saúde física. Inclusive temos um programa específico para isso, saber mais em https://goo.gl/56Jhtr

Um dos relatos que mais me impressionou sobre os benefícios da atividade física para a saúde emocional aconteceu em meu consultório. Farei abaixo um breve relato para quem sabe, te incentivar a começar agora!

Por questões éticas chamarei essa paciente e Maria.

Maria apareceu em meu consultório por indicação de um médico psiquiatra com um quadro de depressão importante. Estava com depressão a mais de 3 anos, após várias tentativas de tratamento com inúmeras associações de medicamentos, entendi que naquele momento da vida ela estava na sua última cartada, a última chance de tentar fazer algo para combater a sua doença.

Pedi que ela me falasse quais medicamentos já havia tomado, e acredite, quase todos que eu conhecia, e o pior, sem resultado. Por último pedi que me desse a receita do médico que a indicou. Ela me deu duas receitas, uma com um remédio que ela já havia tomado anteriormente e sem nenhum resultado (entendi depois a desconfiança) e uma outra com o seguinte texto: UM PAR DE TÊNIS, assinada e carimbada.

Foi um trabalho duro e de começo difícil, mas pra você entender porque escrevo esse pequeno relato depois de 3 anos Maria está livre da depressão e viaja o mundo correndo maratonas (inveja).

Gustavo Trevisan  

 


Deixe seu Comentário

Receba novidades

Cadastre-se e receba dicas e novidades gratuitamente

Escolha outros assuntos

Veja também